Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/887
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Advergames: o futuro da publicidade
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Diogo do Nascimento
Advisor: Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
Abstract: Quem nunca jogou nenhum tipo de jogo na vida? Todos algum dia já participaram desta experiência lúdica e competitiva. E são essas características que fazem os jogos se tornarem um meio eficiente de publicidade. O consumidor se envolve e absorve a marca sem sequer se dar conta disso direito. O jogo pode gerar simpatia e desejo pela marca. Pelo menos é isso que se presume, pois os advergames (como são conhecidos os jogos que tem como objetivo a divulgação de uma ou mais marcas) são uma experiência ainda muito recente na publicidade online, que por sua vez também é algo muito recente. O objetivo deste trabalho é justamente estudar como funciona esse mecanismo, e de que forma ele agrega valor à marca, ou promove vendas, ou, de maneira mais geral, age como um agente publicitário. Isso é realizado através do estudo de caso do Game Claro, um advergame hospedado no MSN Messenger, maior programa de mensagens instantâneas do mundo. E a partir daí podemos também vislumbrar qual o futuro desse tipo de ação publicitária.
Keywords: Advergame
Jogos
Publicidade
Marketing estrategico
Marketing de experiencia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jun-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Diogo do Nascimento. Advergames: o futuro da publicidade. 2006. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DPereira.pdf453.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.