Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8881
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Acesso e qualidade na educação infantil: dilemas da estratégia de expansão de creches públicas por organizações não estatais
Author(s)/Inventor(s): Carrasco, Bianca Salles Padovan Viudes
Advisor: Pinto, Eduardo Costa
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno dos modelos não estatais na oferta do serviço de creches (educação infantil de 0 a 3 anos) no Brasil, destacando como a estrutura financiamento, o arranjo fiscal, o desenho institucional e os elementos políticos impactaram na expansão de vagas e na qualidade do ensino das creches.. Para tanto, primeiramente busca elucidar a relevância e o panorama do atendimento educacional às crianças brasileiras na faixa de 0-3 anos de idade, e segue discutindo os arranjos institucionais e fiscais que influenciam a questão, traçando um breve histórico de sua trajetória nas últimas décadas. Por fim é abordada a crescente opção dos municípios pela oferta não direta do serviço de creches, discutindo as questões que essa escolha suscita, bem como as possíveis consequências da reprodução desenfreada desse modelo na qualidade da educação infantil.
Keywords: Educação infantil - Brasil
Educação - Brasil - Financiamento
Educação infantil- Brasil - Financiamento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Department : Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSPVCarrasco.pdf641,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.