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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Acesso e qualidade na educação infantil: dilemas da estratégia de expansão de creches públicas por organizações não estatais
Autor(es)/Inventor(es): Carrasco, Bianca Salles Padovan Viudes
Orientador: Pinto, Eduardo Costa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno dos modelos não estatais na oferta do serviço de creches (educação infantil de 0 a 3 anos) no Brasil, destacando como a estrutura financiamento, o arranjo fiscal, o desenho institucional e os elementos políticos impactaram na expansão de vagas e na qualidade do ensino das creches.. Para tanto, primeiramente busca elucidar a relevância e o panorama do atendimento educacional às crianças brasileiras na faixa de 0-3 anos de idade, e segue discutindo os arranjos institucionais e fiscais que influenciam a questão, traçando um breve histórico de sua trajetória nas últimas décadas. Por fim é abordada a crescente opção dos municípios pela oferta não direta do serviço de creches, discutindo as questões que essa escolha suscita, bem como as possíveis consequências da reprodução desenfreada desse modelo na qualidade da educação infantil.
Palavras-chave: Educação infantil - Brasil
Educação - Brasil - Financiamento
Educação infantil- Brasil - Financiamento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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