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http://hdl.handle.net/11422/8881
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Acesso e qualidade na educação infantil: dilemas da estratégia de expansão de creches públicas por organizações não estatais |
Autor(es)/Inventor(es): | Carrasco, Bianca Salles Padovan Viudes |
Tutor: | Pinto, Eduardo Costa |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno dos modelos não estatais na oferta do serviço de creches (educação infantil de 0 a 3 anos) no Brasil, destacando como a estrutura financiamento, o arranjo fiscal, o desenho institucional e os elementos políticos impactaram na expansão de vagas e na qualidade do ensino das creches.. Para tanto, primeiramente busca elucidar a relevância e o panorama do atendimento educacional às crianças brasileiras na faixa de 0-3 anos de idade, e segue discutindo os arranjos institucionais e fiscais que influenciam a questão, traçando um breve histórico de sua trajetória nas últimas décadas. Por fim é abordada a crescente opção dos municípios pela oferta não direta do serviço de creches, discutindo as questões que essa escolha suscita, bem como as possíveis consequências da reprodução desenfreada desse modelo na qualidade da educação infantil. |
Materia: | Educação infantil - Brasil Educação - Brasil - Financiamento Educação infantil- Brasil - Financiamento |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | abr-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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