Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/9094
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
Autor(es)/Inventor(es): | Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes |
Tutor: | Slama, Jules Ghislain |
Resumen: | Nos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas. |
Materia: | Aeroportos Curvas de Ruído Plano Específico de Zoneamento de Ruído Simulação Computacional Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161 |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Unidade de producción: | Escola Politécnica |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | abr-2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10005597.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.