Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/9094
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
Autor(es)/Inventor(es): | Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes |
Orientador: | Slama, Jules Ghislain |
Resumo: | Nos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas. |
Palavras-chave: | Aeroportos Curvas de Ruído Plano Específico de Zoneamento de Ruído Simulação Computacional Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161 |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10005597.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.