Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9155
Especie: Relatório
Título : Estrutura de controle e valor de mercado das empresas brasileiras
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Ricardo Pereira Câmara
Silva, André Luiz Carvalhal da
Aloy Junior, Reynaldo
Lapagesse, Guilherme
Resumen: Analisa as estruturas de controle direta e indireta de empresas brasileiras, seu valor de mercado e risco no final de 1996 e 1998. O controle é bastante concentrado; a maioria das empresas é controlada por um acionista direto. Encontramos evidências de que a estrutura indireta é utilizada para concentrar ainda mais o controle, e não para reduzir a participação no capital total necessária para sua manutenção. A concentração do controle apresenta efeitos positivos e negativos. Quanto maior a concentração dos direitos de voto na mão dos controladores, menor deve ser o valor de mercado da companhia, devido à possibilidade de expropriação dos acionistas minoritários. Encontramos evidência de que, quando há um acionista controlador e não há perda do controle acionário através da estrutura indireta de controle, o valor das empresas é mais elevado quando há diluição do controle através da estrutura indireta. Este resultado é consistente com a existência de benefícios privados de controle que podem ser traduzidos como potencial para expropriação de acionistas minoritários. Entretanto, em níveis normais de significância estatística não pudemos aceitar a hipótese de que maior controle sobre o capital votante leva a um valor de mercado menor da empresa brasileira.
Resumen: Unavailable.
Materia: Finanças
Mercado financeiro
Risco (Economia)
Working paper
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Relatórios COPPEAD
Número: 335
Fecha de publicación: 2000
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISBN: 8575080148
ISSN: 1518-3335
Citación : LEAL, Ricardo Pereira Câmara et al. Estrutura de controle e valor de mercado das empresas brasileiras. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 19 p. (Relatórios COPPEAD, 335)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RC_335-Comp..pdf60.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.