Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9155
Tipo: Relatório
Título: Estrutura de controle e valor de mercado das empresas brasileiras
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Ricardo Pereira Câmara
Silva, André Luiz Carvalhal da
Aloy Junior, Reynaldo
Lapagesse, Guilherme
Resumo: Analisa as estruturas de controle direta e indireta de empresas brasileiras, seu valor de mercado e risco no final de 1996 e 1998. O controle é bastante concentrado; a maioria das empresas é controlada por um acionista direto. Encontramos evidências de que a estrutura indireta é utilizada para concentrar ainda mais o controle, e não para reduzir a participação no capital total necessária para sua manutenção. A concentração do controle apresenta efeitos positivos e negativos. Quanto maior a concentração dos direitos de voto na mão dos controladores, menor deve ser o valor de mercado da companhia, devido à possibilidade de expropriação dos acionistas minoritários. Encontramos evidência de que, quando há um acionista controlador e não há perda do controle acionário através da estrutura indireta de controle, o valor das empresas é mais elevado quando há diluição do controle através da estrutura indireta. Este resultado é consistente com a existência de benefícios privados de controle que podem ser traduzidos como potencial para expropriação de acionistas minoritários. Entretanto, em níveis normais de significância estatística não pudemos aceitar a hipótese de que maior controle sobre o capital votante leva a um valor de mercado menor da empresa brasileira.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Finanças
Mercado financeiro
Risco (Economia)
Working paper
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Instituto COPPEAD de Administração
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Relatórios COPPEAD
Número: 335
Data de publicação: 2000
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 8575080148
ISSN: 1518-3335
Citação: LEAL, Ricardo Pereira Câmara et al. Estrutura de controle e valor de mercado das empresas brasileiras. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 19 p. (Relatórios COPPEAD, 335)
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RC_335-Comp..pdf60.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.