Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9184
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dez anos de aplicação da lei Maria da Penha: análise dos instrumentos de prevenção no combate a violência doméstica e familiar contra a mulher
Autor(es)/Inventor(es): Azeredo, Gabriela Silva de
Orientador: Barletta, Junya Rodrigues
Resumo: Por muito tempo, a violência que ocorre na esfera privada, mais especificamente dentro do lar, foi silenciada e condenada à invisibilidade. A Lei nº 11.340 de 2006, mais conhecida por Lei Maria da Penha, foi criada para estabelecer mecanismos capazes de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A sua implementação sofreu muita resistência, principalmente por parte daqueles que insistiam em negar a interferência do Estado nas relações familiares. O afastamento da aplicação da Lei dos Juizados Especiais para crimes nesse âmbito restou evidente a rejeição à banalização com a qual a violência doméstica era tratada pela Justiça. Ainda que tenha havido muitos avanços no sentido de coibir tal prática, essa ainda é a realidade de muitas mulheres brasileiras. Não há dúvidas de que que a Lei Maria da Penha incentivou as mulheres a denunciarem as agressões, mas está longe de ser a solução para a violência doméstica e familiar.
Palavras-chave: Lei nº 11.340/2006
Violência doméstica e familiar contra a mulher
Lei Maria da Penha
Lei dos Juizados Especiais
Efetividade da Lei Maria da Penha
Domestic and family violence against women
Law of Special Courts
Effectiveness of the Maria da Penha Law
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AZEREDO, Gabriela Silva de. Dez anos de aplicação da lei Maria da Penha: análise dos instrumentos de prevenção no combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito), Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSAzeredo.pdf466.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.