Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9198
Especie: Relatório
Título : Estrutura fractal em mercados emergentes
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Tulio Silva
Leal, Ricardo Pereira Câmara
Resumen: A Teoria de Eficiência do Mercado é uma das bases da moderna teoria de finanças. Segundo ela, o comportamento aleatório na variação dos preços é decorrente do fluxo randômico de informações não antecipadas. Um de seus paradigmas define que a distribuição dos retornos dos preços, em um mercado eficiente, além de aleatória, é normalmente realizada. Neste artigo, avaliamos a hipótese de o processo estocástico dos retornos de diversos mercados emergentes da Ásia e das Américas seguirem um processo não-normal alfa-estável. Através de estimativas dos parâmetros da distribuição e de simulações, encontramos evidências de que esses retornos realmente seriam melhor descritos por essa classe de distribuições, também conhecidas como distribuições fractais. Nesse ambiente, grandes flutuações podem ocorrer com maior freqüência; a variabilidade é maior, assim como a probabilidade de perdas substanciais. Fundamentos do mercado, baseados na Teoria de Eficiência e na hipótese de normalidade, desde a teoria moderna do portfólio à metodologia de Black-Scholes, são significativamente impactados por tais fatos.
Resumen: Unavailable
Materia: Finanças
Working paper
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Relatórios COPPEAD
Número: 342
Fecha de publicación: 2001
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISSN: 1518-3335
Citación : RIBEIRO, Tulio Silva; LEAL, Ricardo Pereira Câmara. Estrutura fractal em mercados emergentes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 14 p. (Relatórios COPPEAD, 342).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RC_342-Comp..pdf82.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.