Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9318
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Projeto de implementação de controle de posição e velocidade de servomotores DC brushless e proposta de posicionamento dinâmico de um modelo em escala de plataforma semi-submersível
Autor(es)/Inventor(es): Dinau, Priscilla Caroline Moutinho
Tutor: Costa, Ramon Romankevicius
Resumen: Este trabalho consiste no controle de posi¸c˜ao e velocidade de servomotores CC sem escovas (DC brushless) para aplica¸c˜ao em propulsores azimutais do sistema de posicionamento dinˆamico de um modelo em escala de plataforma semi-submers´ıvel constru´ıda no Laborat´orio de Ondas e Correntes da UFRJ. Para projeto do controle, um modelo linear dos servomotores foi obtido a partir da abordagem convencional de motor CC. Um outro modelo mais sofisticado foi desenvolvido para realizar simula¸c˜oes. Neste modelo foram acrescentadas n˜ao linearidades tais como zona morta e satura¸c˜ao para tornar o modelo mais realista. O controlador de velocidade projetado utiliza uma estrat´egia proporcional e o controle de posi¸c˜ao consiste em uma estrat´egia proporcional derivativa. Com aux´ılio do software MATLABr, realizou-se o projeto dos controladores, assim como as simula¸c˜oes para validar os c´alculos. Um sistema eletrˆonico dedicado (sistema embarcado) foi desenvolvido para realizar a aquisi¸c˜ao e tratamento de dados, comunica¸c˜ao, acionamento e controle dos motores de um propulsor azimutal.
Materia: software MATLAB
DC brushless
servomotores CC
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Controle e Automação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10005919.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.