Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9340
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A persistência do trabalho escravo no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Pimenta, Clarissa Fonseca
Orientador: Mendes, Daniela Ribeiro
Resumo: Analisa-se as questões relevantes envolvendo a continuidade da prática de trabalho escravo no Brasil nos dias de hoje, mesmo depois da abolição da escravidão. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte do presente volta-se à análise dos aspectos conceituais e históricos de tal moléstia, bem como sua evolução no tempo e suas formas de manifestação atualmente, com as causas e fatores responsáveis por sua incidência, além do delineamento de seu exercício como crime previsto no artigo 149 do Código Penal Brasileiro. Configura-se também sua ocorrência como, acima de tudo, violação ao princípio da dignidade da pessoa humana, base de um Estado Democrático de Direito. Adiante, estuda-se as formas de combate à escravidão, o que tem sido e o que ainda há que ser feito em prol de seu fim, através da mobilização e da responsabilização dos três poderes da República, do Ministério Público do Trabalho e da sociedade em geral. A última parte deste trabalho dedica-se à análise de casos concretos, através do exame de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em face de empregadores infratores, bem como através do exame de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta. Concluindo-se por fim que, além da intensificação de investimentos em fiscalização e repressão, a prevenção deve ser priorizada, através de investimentos em educação e emprego, impedindo-se assim que um trabalhador aceite se submeter a condições degradantes de trabalho e sobrevivência, ou seja compelido a tanto.
Palavras-chave: Trabalho Escravo
Dignidade da pessoa humana
Ação civil pública
Educação
Slave Labor
Dignity of the human person
Action civil servants
Education
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PIMENTA, Clarissa Fonseca. A persistência do trabalho escravo no Brasil. 2008. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFPimenta.pdf415.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.