Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9371
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Garantia constitucional da propriedade urbana: sua função social e o Estatuto da Cidade
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Isabela Bacellar Brandão
Orientador: Soares, Sônia Barroso Brandão
Resumo: O trabalho traz um desenvolvimento histórico do direito de propriedade e a evolução do conceito de função social da propriedade urbana, é um exame conjunto desses institutos estabelecidos na Carta Magna, observando também o Estatuto da Cidade. Será desenvolvido envolvendo o direito de propriedade que vêm encaminhando para uma nova perspectiva, onde se encontram mais arraigadas as questões sociais e a dissociação de várias correntes ao direito de propriedade puro, assim como as preocupações atinentes à preservação de imóveis de valor histórico e cultural, cuja extensão atinge também ao meio ambiente urbano, considerado como expressão da cultura de uma sociedade. O Estatuto da Cidade que vem disciplinar as propostas de reforma urbana no país, apresentando, para isso, alguns instrumentos importantes para a garantia da aplicação do conceito da função social da propriedade imobiliária urbana - Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Progressivo no Tempo, Usucapião Especial de Imóvel urbano, Concessão de Direito Real de Uso e Zonas Especiais de Interesse Social – interferem mais diretamente sobre o uso da propriedade urbana, em prol do cumprimento da função social da propriedade.
Palavras-chave: Direito à propriedade
Estatuto da Cidade
Função social da propriedade urbana
Property right
Social function of urban property
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUIMARÃES, Isabela Bacellar Brandão. Garantia constitucional da propriedade urbana: sua função social e o Estatuto da Cidade. 2008. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBBGuimarães.pdf170.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.