Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9379
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Enfoque constitucional acerca da relativização da coisa julgada material no direito brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Apolinario, Thais de Oliveira
Orientador: Tsubone, Rubens Takashi de Melo
Resumo: O presente estudo trata sobre a polêmica existente acerca da possibilidade da relativização da coisa julgada material no direito brasileiro, independentemente do uso da Ação Rescisória, tendo como enfoque o direito constitucional. Assim, enfrenta a controvérsia acerca da natureza jurídica da coisa julgada, se a mesma é ou não um direito fundamental; e como deve ser solucionada a tensão entre o instituto da segurança jurídica e o instituto da justiça social. Em seguida, analisa como a doutrina favorável a relativização da coisa julgada tem sido defendida e, posteriormente, foca as relações que se estabelecem entre a res iudicata e os controles difuso e concentrado de constitucionalidade. Trata, finalmente, do artigo 741 do Código de Processo Civil, que traz uma nova hipótese de controle de constitucionalidade das decisões já acobertadas pelo manto da coisa julgada. Desta forma, conclui que a doutrina favorável a não relativização possui argumentos mais sólidos, não podendo a coisa julgada ser desconstituída a qualquer custo e, para se chegar a tão almejada justiça deve haver um aperfeiçoamento do sistema jurídico vigente.
Palavras-chave: Coisa julgada
Relativização
Segurança Jurídica
Controle de Constitucionalidade
Res iudicata
Relativization
Legal security
Constitucionality Control
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: APOLINARIO, Thais de Oliveira. Enfoque constitucional acerca da relativização da coisa julgada material no direito brasileiro. 2008. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOApolinario.pdf392.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.