Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9423
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A evolução do conceito de valor mobiliário no direito brasileiro: uma análise sobre o entendimento da CVM de que as CCBS devem se sujeitar ao seu poder normativo
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, João Paulo de Azevedo
Tutor: Alves, Alexandre Ferreira de Assumpção
Resumen: O objetivo deste trabalho é estudar a evolução da interpretação do conceito de valor mobiliário no direito brasileiro. Partindo de uma análise do processo de evolução histórica do mercado de capitais no Brasil e posteriormente da consolidação do conceito de valor mobiliário, este trabalho debate a forma com que o legislador vem interpretando o tema. Além disso, procura-se demonstrar a relevância do direito comparado francês para a introdução do tema no Brasil, passando pelas principais influências do direito norte-americano, que pioneiramente criou um conceito amplo para valor mobiliário, para a atual definição legal de valor mobiliário no Brasil Este trabalho surgiu da observação da interpretação da Comissão de Valores Mobiliários sobre o tema, quando esta autarquia decidiu que a Cédula de Crédito Bancário poderia ser considerada um valor mobiliário. Dentro desse cenário, precisou-se realizar uma contextualização histórica da Comissão de Valores Mobiliários e a influência norte-americana exercida através da Securities and Exchange Commission, além de delimitar o seu campo de atuação através do estudo das funções dessa autarquia. Com isso, este estudo passa a analisar os principais aspectos dessa decisão da Comissão de Valores Mobiliários, ressaltando os principais argumentos daqueles que entendem de forma diversa desta autarquia, para em seguida discutir as conseqüências dessa decisão para o mercado financeiro brasileiro.
Materia: Mercado de capitais
Comissão de Valores Mobiliários (Brasil)
Título de crédito
Contrato bancário
Capital Markets
Securities and Exchange Commission of Brazil
Securities
Bank Credit Bill
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARNEIRO, João Paulo de Azevedo. A evolução do conceito de valor mobiliário no direito brasileiro: uma análise sobre o entendimento da CVM de que as CCBS devem se sujeitar ao seu poder normativo. 2008. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JPACarneiro.pdf592.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.