Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9483
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A imputação objetiva e a tipicidade conglobante como solução dogmática da responsabilidade penal no desporto brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Brito, Regis Pinho de
Orientador: Costa, Cézar Augusto Rodrigues
Resumo: O Direito e o Desporto permaneceram afastados entre si durante muito tempo, somente encontrou-se a necessidade de uní-los quando a intervenção estatal necessitava disciplinar a prática desportiva pelo elevado crescimento das lesões no esporte. A violência aumentava de forma cada vez mais acelerada em conseqüência do incremento do profissionalismo que elevou as disputas em busca da glória da vitoria pela exposição do esporte a um grande número de adeptos, como é o caso do futebol, o que elevou bastante os danos à Integridade corporal. A Imputação objetiva cria o risco proibido relevante e a conexão direta entre esse risco e o resultado jurídico. Na prática desportiva, na teoria de Claus Roxin, o atleta que venha causar dano a outrem, seria responsabilizado somente se sua conduta danosa superasse o risco permitido. Não responderia se a lesão fosse inerente de um contato permitido pela regra daquela modalidade. As lesões do desporto são analisadas na tipicidade conglobante de Raul Zaffaroni como fato atípico, se o agente obedece ao comando das regras da modalidade, para tipicidade conglobante o que é fomentado pelo Estado não será tipificado pelo mesmo. O entendimento majoritário da doutrina brasileira está posicionado na ideia do exercício regular de um direito, onde será excluída a antijuridicidade e não a tipicidade, observando-se todas as regras do esporte em questão, seus autores não respondem por crime. Os danos consequentes da prática do esporte, dentro de suas regras, serão condutas lícitas ficando seus resultados danosos protegidos pela ausência de antijuridicidade. Somente deve ser responsabilizado por eventuais lesões ou mortes no esporte aqueles que não se portam dentro do papel social que deles se espera, ou seja, se faz necessária a correspondência do risco proibido criado pelo agente.
Palavras-chave: Imputação Objetiva
Lesão no Desporto
Tipicidade Conglobante
Risco Proibido
Objective deduction
Injury in sport
Tipicity Conglobante
Risk Prohibited
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BRITO, Regis Pinho de. A imputação objetiva e a tipicidade conglobante como solução dogmática da responsabilidade penal no desporto brasileiro. 2008. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPBrito.pdf352.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.