Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9621
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Adoção por pares homoafetivos
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Viviana da Silva Gama
Tutor: Martins, Flávio Alves
Resumen: Esta monografia procura apresentar a realidade de um tema atual e polêmico no Brasil: adoção por pares homoafetivos. Para melhor compreensão do tema, em primeiro momento, faz-se um breve histórico sobre a evolução dos modelos de família. Abordam-se as mudanças que ocorreram na família brasileira, mostrando-se os novos modelos atualmente existentes. No capítulo seguinte, além de um breve estudo do preconceito em relação ao homossexual no decorrer da história, com enfoque no princípio da igualdade, apresenta-se a aceitação à união homoafetiva no cenário internacional e no sistema jurídico brasileiro. Aborda o problema da adoção no Brasil, como também seus requisitos e sua finalidade, que é assegurar o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária. No último capítulo, chega-se ao cerne desta monografia, a adoção por pares homoafetivos. Primeiro, procura abordar o problema que tem permeado a maioria das adoções por homossexuais no Brasil: quando um par homoafetivo deseja adotar, um dos homossexuais tem que ser escolhido para formalizar o pedido de adoção, mas, na prática, os dois acabam educando e criando juntos essa criança. Fica evidenciado que o vínculo entre a criança e o companheiro de seu adotante não encontra uma tutela jurídica adequada que preserve os melhores interesses do menor. Verifica-se, ainda, a possibilidade legal dos pares homoafetivos virem a adotar conjuntamente, apresentando estudos sobre a viabilidade psicológica da adoção por esse par e relatando as primeiras decisões judiciais favoráveis à adoção por pares homoafetivos.
Palabras clave : Adoção
Pares Homoafetivos
Homossexualidade
Família
Criança
Adolescente
Adoption
Homosexual Couples
Homosexuality
Family
Child
Adolescent
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Viviana da Silva Gama. Adoção por pares homoafetivos. 2008. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VSGRodrigues.pdf543,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.