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http://hdl.handle.net/11422/9682
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Utilização do método dos elementos finitos na análise da interação solo-duto em instalações offshore |
Autor(es)/Inventor(es): | Thomaz, Tianna Bloise |
Orientador: | Ellwanger, Gilberto Bruno |
Coorientador: | Carneiro, Daniel Lyrio |
Resumo: | O comportamento de um duto quando submetido a carregamentos externos é governado pela interação duto-solo. Essa interação não é, ainda, completamente entendida, e muitas incertezas são observadas nos modelos disponíveis baseados em experimentos ou em análise numérica. A carga máxima lateral que a seção de um duto pode atingir antes de movimentos significativos serem observados é uma das mais importantes respostas que um modelo de interação duto-solo deveria ter, junto com o projeto. Algumas fórmulas simples para calcular esta carga limite são encontradas na literatura, estudadas por VERLEY & LUND (1995) e BRUTON et al. (2004). Interessada em entender a resistência lateral máxima duto-solo, junto com a rigidez lateral inicial e deslocamentos associados com a carga máxima, a autora realizou uma série de análises não lineares em elementos finitos. Como resultado alguns aspectos relacionados à resposta lateral duto-solo foram mostrados. O modelo indica que o deslocamento em que a carga máxima é mobilizada, não está diretamente ligado ao diâmetro do duto, como alguns autores afirmariam.O presente trabalho discute esses e outros aspectos sobre os resultados da análise em elementos finitos. |
Palavras-chave: | interacao duto-solo flambagem lateral elementos finitos |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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