Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/9720
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Representação e análise de interpretações expressivas: um estudo da dinâmica e da agógica |
Autor(es)/Inventor(es): | Maia, Lucas Simões |
Tutor: | Biscainho, Luiz Wagner Pereira |
Resumen: | Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas que permitem visualizar o andamento e a intensidade que um músico confere a uma peça musical. Entende-se que existe uma “assinatura” do intérprete, que o caracteriza na interpretação de diversas obras. Assim, as ferramentas aqui desenvolvidas auxiliam na compreensão das estratégias de expressividade empregadas. Alguns conceitos de teoria musical são introduzidos, para dar a base necessária ao leitor. Além disso, é apresentado um modelo psicoacústico para a audição humana. Como objeto de análise, foram escolhidos os 24 Prelúdios, Opus 28, de Frederic Chopin, na execução de diversos artistas. Os parâmetros de expressividade andamento e dinâmica são estudados em uma peça executada por diferentes músicos, e em um grupo de peças executadas por um dado músico. São extraídas estatísticas para os andamentos dos diversos prelúdios e os valores médios encontrados apresentam leves desvios com relação ás indicações metronômicas convencionais. Nesta análise estatística, observa-se a redução da intensidade média executada e percebida no decorrer dos anos. |
Materia: | dinâmica agógica psicoacústica |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade de producción: | Escola Politécnica |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ago-2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Eletrônica e de Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10007459.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.