Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/9720
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Representação e análise de interpretações expressivas: um estudo da dinâmica e da agógica |
Autor(es)/Inventor(es): | Maia, Lucas Simões |
Orientador: | Biscainho, Luiz Wagner Pereira |
Resumo: | Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas que permitem visualizar o andamento e a intensidade que um músico confere a uma peça musical. Entende-se que existe uma “assinatura” do intérprete, que o caracteriza na interpretação de diversas obras. Assim, as ferramentas aqui desenvolvidas auxiliam na compreensão das estratégias de expressividade empregadas. Alguns conceitos de teoria musical são introduzidos, para dar a base necessária ao leitor. Além disso, é apresentado um modelo psicoacústico para a audição humana. Como objeto de análise, foram escolhidos os 24 Prelúdios, Opus 28, de Frederic Chopin, na execução de diversos artistas. Os parâmetros de expressividade andamento e dinâmica são estudados em uma peça executada por diferentes músicos, e em um grupo de peças executadas por um dado músico. São extraídas estatísticas para os andamentos dos diversos prelúdios e os valores médios encontrados apresentam leves desvios com relação ás indicações metronômicas convencionais. Nesta análise estatística, observa-se a redução da intensidade média executada e percebida no decorrer dos anos. |
Palavras-chave: | dinâmica agógica psicoacústica |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Eletrônica e de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10007459.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.