Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9720
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representação e análise de interpretações expressivas: um estudo da dinâmica e da agógica
Autor(es)/Inventor(es): Maia, Lucas Simões
Orientador: Biscainho, Luiz Wagner Pereira
Resumo: Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas que permitem visualizar o andamento e a intensidade que um músico confere a uma peça musical. Entende-se que existe uma “assinatura” do intérprete, que o caracteriza na interpretação de diversas obras. Assim, as ferramentas aqui desenvolvidas auxiliam na compreensão das estratégias de expressividade empregadas. Alguns conceitos de teoria musical são introduzidos, para dar a base necessária ao leitor. Além disso, é apresentado um modelo psicoacústico para a audição humana. Como objeto de análise, foram escolhidos os 24 Prelúdios, Opus 28, de Frederic Chopin, na execução de diversos artistas. Os parâmetros de expressividade andamento e dinâmica são estudados em uma peça executada por diferentes músicos, e em um grupo de peças executadas por um dado músico. São extraídas estatísticas para os andamentos dos diversos prelúdios e os valores médios encontrados apresentam leves desvios com relação ás indicações metronômicas convencionais. Nesta análise estatística, observa-se a redução da intensidade média executada e percebida no decorrer dos anos.
Palavras-chave: dinâmica
agógica
psicoacústica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Eletrônica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10007459.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.