Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Ana Angelita da-
dc.contributor.authorFerreira, Taissa Gonçalves Paz-
dc.date.accessioned2020-06-16T22:15:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Taissa Gonçalves Paz. Relações étnico-raciais no Enem: uma perspectiva curricular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12539-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais no ENEM: uma perspectiva curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a relação de interface entre o currículo, a avaliação e as relações étnico-raciais. O objetivo central dessa pesquisa é compreender as tensões presentes nessa relação. A pesquisa qualitativa busca através de análise documental, identificar de que modo o objeto de pesquisa está sendo investigado no meio acadêmico, compreender como o ENEM trabalha com as questões étnico-raciais em seus editais, verificar de que forma tal temática se reflete nos itens das provas além de perceber indícios iniciais de como os professores da área de ciências humanas veem essa relação. Ao final da pesquisa, a hipótese inicial de que existe um descompasso entre os editais e os itens das provas foi confirmada e concluiu-se que a continuidade do estudo exploratório é necessária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFerreira.pdf950.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.