Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12539
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Relações étnico-raciais no ENEM: uma perspectiva curricular
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Taissa Gonçalves Paz
Tutor: Rocha, Ana Angelita da
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a relação de interface entre o currículo, a avaliação e as relações étnico-raciais. O objetivo central dessa pesquisa é compreender as tensões presentes nessa relação. A pesquisa qualitativa busca através de análise documental, identificar de que modo o objeto de pesquisa está sendo investigado no meio acadêmico, compreender como o ENEM trabalha com as questões étnico-raciais em seus editais, verificar de que forma tal temática se reflete nos itens das provas além de perceber indícios iniciais de como os professores da área de ciências humanas veem essa relação. Ao final da pesquisa, a hipótese inicial de que existe um descompasso entre os editais e os itens das provas foi confirmada e concluiu-se que a continuidade do estudo exploratório é necessária.
Materia: ENEM
Relações étnicas
Currículo
Avaliação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Taissa Gonçalves Paz. Relações étnico-raciais no Enem: uma perspectiva curricular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TFerreira.pdf950.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.