Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12539
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relações étnico-raciais no ENEM: uma perspectiva curricular
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Taissa Gonçalves Paz
Orientador: Rocha, Ana Angelita da
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a relação de interface entre o currículo, a avaliação e as relações étnico-raciais. O objetivo central dessa pesquisa é compreender as tensões presentes nessa relação. A pesquisa qualitativa busca através de análise documental, identificar de que modo o objeto de pesquisa está sendo investigado no meio acadêmico, compreender como o ENEM trabalha com as questões étnico-raciais em seus editais, verificar de que forma tal temática se reflete nos itens das provas além de perceber indícios iniciais de como os professores da área de ciências humanas veem essa relação. Ao final da pesquisa, a hipótese inicial de que existe um descompasso entre os editais e os itens das provas foi confirmada e concluiu-se que a continuidade do estudo exploratório é necessária.
Palavras-chave: ENEM
Relações étnicas
Currículo
Avaliação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Taissa Gonçalves Paz. Relações étnico-raciais no Enem: uma perspectiva curricular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFerreira.pdf950.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.