Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12916
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Professora, é continha de quê? |
| Author(s)/Inventor(s): | Fernandes, Fernanda Pessoa |
| Advisor: | Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de |
| Abstract: | Esta monografia apresenta uma investigação da própria prática em aulas de Matemática com a utilização da resolução de problemas como recurso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5o ano de uma escola pública da cidade de Duque de Caxias (RJ). Teve por objetivo analisar os saberes mobilizados e apropriados pelos alunos ao desenvolver estratégias pessoais para resolver problemas e identificar o papel da mediação da professora-pesquisadora. A análise baseou-se em episódios narrados que enfatizam a mediação e a mediação da professora-pesquisadora diante das resoluções dos alunos durante as aulas de matemática na turma. Como conclusão percebemos a importância das trocas entre os alunos e entre esses e a professora. E a análise das respostas e dos erros como forma de desestabilizar conceitos para desencadear processos reflexivos e assimilativos. |
| Keywords: | Educação matemática Educação infantil Resolução de problema |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 10-May-2017 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | Fernandes, Fernanda Pessoa. Professora, é continha de quê?. 2017. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FFernandes.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.