Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13656
Type: Tese
Title: Capacidade remanescente de estruturas tubulares perfuradas de aço sob carregamentos de compressão e flexão
Other Titles: Remaining capacity of steel perforated tubular members under compression and bending load scenarios
Author(s)/Inventor(s): Hernández Fontes, Irving David
Advisor: Vaz, Murilo Augusto
Abstract: Nesta tese, são apresentados dois estudos numérico-experimentais para avaliação da capacidade remanescente de compressão e flexão, em membros tubulares de aço de unidades offshore. Considera-se um dano por perfuração na metade do comprimento decorrente da exposição prolongada da estrutura a um ambiente corrosivo. Cargas de origem térmica, hidrodinâmica ou de pressão são desconsideradas. Um procedimento de reconstrução tridimensional, utilizando-se conjuntos de imagens, foi desenvolvido e implementado para consideração dos defeitos iniciais, de amostras reais, nos modelos numéricos. Parâmetros como as razões de esbeltez transversal e longitudinal, e a magnitude de perfuração foram usados para propor equações de projeto para cada cenário de carga. Com base na análise de variância dos resultados, as predições dos modelos numéricos e das equações de projeto apresentaram baixo desvio em relação às medições experimentais para cada tipo de carga.
Abstract: In this thesis, two numerical-experimental studies are presented to evaluate the remaining compressive and flexural capacity of steel tubular members from offshore units. Perforation damage at half the length is considered as a result from prolonged exposure of the structure to a corrosive environment. Thermal, hydrodynamic or pressure loads are disregarded in this work. A three-dimensional reconstruction procedure, using image sets, has been developed and implemented to consider the initial defects of real samples in numerical models. Parameters such as ratios of transversal and longitudinal slenderness and the perforation magnitude were used to propose design equations for each load scenario. Based on the analysis of variance of the results, the predictions of numerical models and design equations presented a low deviation from the experimental measurements for each type of load.
Keywords: Tubos com dano
Capacidade remanescente
Equação de projeto
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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