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http://hdl.handle.net/11422/13656
Tipo: | Tese |
Título: | Capacidade remanescente de estruturas tubulares perfuradas de aço sob carregamentos de compressão e flexão |
Título(s) alternativo(s): | Remaining capacity of steel perforated tubular members under compression and bending load scenarios |
Autor(es)/Inventor(es): | Hernández Fontes, Irving David |
Orientador: | Vaz, Murilo Augusto |
Resumo: | Nesta tese, são apresentados dois estudos numérico-experimentais para avaliação da capacidade remanescente de compressão e flexão, em membros tubulares de aço de unidades offshore. Considera-se um dano por perfuração na metade do comprimento decorrente da exposição prolongada da estrutura a um ambiente corrosivo. Cargas de origem térmica, hidrodinâmica ou de pressão são desconsideradas. Um procedimento de reconstrução tridimensional, utilizando-se conjuntos de imagens, foi desenvolvido e implementado para consideração dos defeitos iniciais, de amostras reais, nos modelos numéricos. Parâmetros como as razões de esbeltez transversal e longitudinal, e a magnitude de perfuração foram usados para propor equações de projeto para cada cenário de carga. Com base na análise de variância dos resultados, as predições dos modelos numéricos e das equações de projeto apresentaram baixo desvio em relação às medições experimentais para cada tipo de carga. |
Resumo: | In this thesis, two numerical-experimental studies are presented to evaluate the remaining compressive and flexural capacity of steel tubular members from offshore units. Perforation damage at half the length is considered as a result from prolonged exposure of the structure to a corrosive environment. Thermal, hydrodynamic or pressure loads are disregarded in this work. A three-dimensional reconstruction procedure, using image sets, has been developed and implemented to consider the initial defects of real samples in numerical models. Parameters such as ratios of transversal and longitudinal slenderness and the perforation magnitude were used to propose design equations for each load scenario. Based on the analysis of variance of the results, the predictions of numerical models and design equations presented a low deviation from the experimental measurements for each type of load. |
Palavras-chave: | Tubos com dano Capacidade remanescente Equação de projeto |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica |
Unidade produtora: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Oceânica |
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