Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13656
Especie: Tese
Título : Capacidade remanescente de estruturas tubulares perfuradas de aço sob carregamentos de compressão e flexão
Otros títulos: Remaining capacity of steel perforated tubular members under compression and bending load scenarios
Autor(es)/Inventor(es): Hernández Fontes, Irving David
Tutor: Vaz, Murilo Augusto
Resumen: Nesta tese, são apresentados dois estudos numérico-experimentais para avaliação da capacidade remanescente de compressão e flexão, em membros tubulares de aço de unidades offshore. Considera-se um dano por perfuração na metade do comprimento decorrente da exposição prolongada da estrutura a um ambiente corrosivo. Cargas de origem térmica, hidrodinâmica ou de pressão são desconsideradas. Um procedimento de reconstrução tridimensional, utilizando-se conjuntos de imagens, foi desenvolvido e implementado para consideração dos defeitos iniciais, de amostras reais, nos modelos numéricos. Parâmetros como as razões de esbeltez transversal e longitudinal, e a magnitude de perfuração foram usados para propor equações de projeto para cada cenário de carga. Com base na análise de variância dos resultados, as predições dos modelos numéricos e das equações de projeto apresentaram baixo desvio em relação às medições experimentais para cada tipo de carga.
Resumen: In this thesis, two numerical-experimental studies are presented to evaluate the remaining compressive and flexural capacity of steel tubular members from offshore units. Perforation damage at half the length is considered as a result from prolonged exposure of the structure to a corrosive environment. Thermal, hydrodynamic or pressure loads are disregarded in this work. A three-dimensional reconstruction procedure, using image sets, has been developed and implemented to consider the initial defects of real samples in numerical models. Parameters such as ratios of transversal and longitudinal slenderness and the perforation magnitude were used to propose design equations for each load scenario. Based on the analysis of variance of the results, the predictions of numerical models and design equations presented a low deviation from the experimental measurements for each type of load.
Materia: Tubos com dano
Capacidade remanescente
Equação de projeto
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Oceânica

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