Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14965
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Entre a diversão e a persuasão: vídeos no Youtube e publicidade infantil
Author(s)/Inventor(s): Lima, Gabriela da Rocha Nascimento
Advisor: Burrowes, Patrícia Cecília
Abstract: Em tempos de publicidade expandida, um anúncio já não é mais definido pela interrupção da programação, mas ganha a possibilidade de se incorporar a ele. A plataforma de compartilhamento de vídeos mais acessada do mundo, o Youtube, mostra-nos que, nas novas mídias digitais, as mensagens comerciais assumem formas e linguagens diversas a fim de atingir os consumidores com suas intenções persuasivas. Mais do que nunca, os indivíduos precisam se equipar de capacidades cognitivas e conhecimentos de táticas publicitárias para que sejam capazes de resistir às mesmas. Neste panorama, o grupo mais vulnerável é aquele que ainda não desenvolveu as habilidades necessárias para reconhecer, avaliar e enfrentar mensagens persuasivas: as crianças. Em vista disso, o presente trabalho é um estudo de caso dos vídeos do canal Maria Clara & JP no Youtube, uma análise das características persuasivas dos vídeos que apresentam brinquedos como parte principal de seu conteúdo, em detrimento das capacidades de literacia publicitária do público-alvo do canal, majoritariamente formado por crianças de 4 a 10 anos.
Keywords: Youtube
Publicidade infantil
Mídia digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Gabriela da Rocha Nascimento. Entre a diversão e a persuasão: vídeos no Youtube e publicidade infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLima.pdf549.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.