Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14965
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entre a diversão e a persuasão: vídeos no Youtube e publicidade infantil
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Gabriela da Rocha Nascimento
Orientador: Burrowes, Patrícia Cecília
Resumo: Em tempos de publicidade expandida, um anúncio já não é mais definido pela interrupção da programação, mas ganha a possibilidade de se incorporar a ele. A plataforma de compartilhamento de vídeos mais acessada do mundo, o Youtube, mostra-nos que, nas novas mídias digitais, as mensagens comerciais assumem formas e linguagens diversas a fim de atingir os consumidores com suas intenções persuasivas. Mais do que nunca, os indivíduos precisam se equipar de capacidades cognitivas e conhecimentos de táticas publicitárias para que sejam capazes de resistir às mesmas. Neste panorama, o grupo mais vulnerável é aquele que ainda não desenvolveu as habilidades necessárias para reconhecer, avaliar e enfrentar mensagens persuasivas: as crianças. Em vista disso, o presente trabalho é um estudo de caso dos vídeos do canal Maria Clara & JP no Youtube, uma análise das características persuasivas dos vídeos que apresentam brinquedos como parte principal de seu conteúdo, em detrimento das capacidades de literacia publicitária do público-alvo do canal, majoritariamente formado por crianças de 4 a 10 anos.
Palavras-chave: Youtube
Publicidade infantil
Mídia digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Abr-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Gabriela da Rocha Nascimento. Entre a diversão e a persuasão: vídeos no Youtube e publicidade infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLima.pdf549.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.