Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20668
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: A formação matemática no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Gaspar Silveira Martins Rodrigues
Abstract: No passado o matemático foi autodidata e bem sucedido. A atual licenciatura em matemática é feita sob forma parcial. Inspira-se na formação dos tipos lógico e formal. Contraria a norma mundial, que é da formação integral, inspirada na Física e na Técnica. O confronto dos nossos programas curriculares com os programas franceses, que são modelos mundiais, confirma a isso. Como consequência prejudica-se o ensino matemático e a pesquisa, entre nós, assim como se reduz extraordinariamente o mercado de trabalho do licenciado em matemática. Os institutos não estão estruturados para atender a necessidade de uma adaptação a forma nova. Possuem poder que os tornam imunes a qualquer crítica, o que lhes garante um hermetismo conservador. Não há congregação e, portanto, não há a tribuna do debate construtivo. Não há condição para o exercício da pesquisa proveitosa. A supressão da Física Matemática e da Mecânica o que é absolutamente inexplicável só se verificou por falta de debate amplo. Reforma do ensino, relativa a criação de institutos é boa, mas foi mal aplicada. É urgente promover a reforma das normas instituídas pela lei do ensino de modo a dar ao instituto de matemática a missão que lhe deve realmente caber.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Matemática
Lógica
Currículo
Formação de professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Program: Curso de Estudos de Problemas Brasileiros
Production unit: Fórum de Ciência e Cultura
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1973
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Estudos de Problemas Brasileiros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSMR Pereira.pdf14.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.