Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20668
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: A formação matemática no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Gaspar Silveira Martins Rodrigues
Resumo: No passado o matemático foi autodidata e bem sucedido. A atual licenciatura em matemática é feita sob forma parcial. Inspira-se na formação dos tipos lógico e formal. Contraria a norma mundial, que é da formação integral, inspirada na Física e na Técnica. O confronto dos nossos programas curriculares com os programas franceses, que são modelos mundiais, confirma a isso. Como consequência prejudica-se o ensino matemático e a pesquisa, entre nós, assim como se reduz extraordinariamente o mercado de trabalho do licenciado em matemática. Os institutos não estão estruturados para atender a necessidade de uma adaptação a forma nova. Possuem poder que os tornam imunes a qualquer crítica, o que lhes garante um hermetismo conservador. Não há congregação e, portanto, não há a tribuna do debate construtivo. Não há condição para o exercício da pesquisa proveitosa. A supressão da Física Matemática e da Mecânica o que é absolutamente inexplicável só se verificou por falta de debate amplo. Reforma do ensino, relativa a criação de institutos é boa, mas foi mal aplicada. É urgente promover a reforma das normas instituídas pela lei do ensino de modo a dar ao instituto de matemática a missão que lhe deve realmente caber.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Matemática
Lógica
Currículo
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Programa: Curso de Estudos de Problemas Brasileiros
Unidade produtora: Fórum de Ciência e Cultura
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1973
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Estudos de Problemas Brasileiros

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