Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10284
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Responsabilidade civil por abandono afetivo entre pais e filhos
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira, Daniele de Medeiros
Tutor: Rangel, Andréia Fernandes de Almeida
Resumen: O presente trabalho monográfico analisa a viabilidade da aplicação da responsabilidade civil nas hipóteses de abandono afetivo de pais com relação aos filhos menores e de filhos maiores com relação aos pais idosos. Aborda-se a incidência de preceitos e fundamentos constitucionais no Direito Civil que conferem obrigações a cada um dos membros de um núcleo familiar. Indo além, são examinados os elementos da responsabilidade civil subjetiva, percorrendo os conceitos de ato ilícito, culpa, dano e nexo causal, estabelecendo conexões com o objeto deste trabalho. Por fim, é feito o exame da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e de Tribunais estaduais. O tema divide opiniões no meio doutrinário e jurisprudencial, de sorte que o trabalho procurou ponderar os eixos argumentativos a favor e contra a possibilidade de compensação monetária. O resultado da pesquisa concluiu ser plenamente possível o reconhecimento do dever de indenizar no âmbito das relações familiares, desde que devidamente presentes os pressupostos da responsabilidade civil subjetiva.
Materia: Abandono afetivo
Dano moral
Desenvolvimento humano
Dever de cuidado
Responsabilidade civil
Jurisprudência
Emotional abandonment
Moral damage
Human development
Duty of care
Civil liability
Jurisprudence
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TEIXEIRA, Daniele de Medeiros. Responsabilidade civil por abandono afetivo entre pais e filhos. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DMTeixeira.pdf334.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.