Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/11117
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensino de polímeros nas escolas |
Autor(es)/Inventor(es): | Alves, Mariana da Silva |
Tutor: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
Resumen: | O presente trabalho investiga o quadro atual do ensino de Polímeros no Ensino Médio, bem como propor uma sequência de atividades didáticas sobre o tema, que é pouco discutido em sala de aula devido, principalmente, à falta de tempo no ano letivo, já que sua apresentação é prevista, no Currículo Básico de Química do Estado do Rio de Janeiro, no 4° bimestre do 3° ano. Seguindo as teorias de Paulo Freire, Vygotsky e Bachelard, discutimos como podemos, enquanto professores, ensinar a Química de forma a despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, sobretudo, desmistificando a Química como algo abstrato e complexo na visão dos alunos. Objetivamos, ainda, trabalhar o conteúdo sobre polímeros de forma a demonstrar sua importância e uso no dia-a dia, e não apenas sua relação com os plásticos. Discutimos nesse trabalho, ainda, a importância do professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos críticos e conscientes para participar da sociedade de forma ativa. |
Materia: | Polímeros Ensino de química |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 10-ago-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana da Silva Alves.pdf | 953.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.