Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11117
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ensino de polímeros nas escolas
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Mariana da Silva
Tutor: Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Resumen: O presente trabalho investiga o quadro atual do ensino de Polímeros no Ensino Médio, bem como propor uma sequência de atividades didáticas sobre o tema, que é pouco discutido em sala de aula devido, principalmente, à falta de tempo no ano letivo, já que sua apresentação é prevista, no Currículo Básico de Química do Estado do Rio de Janeiro, no 4° bimestre do 3° ano. Seguindo as teorias de Paulo Freire, Vygotsky e Bachelard, discutimos como podemos, enquanto professores, ensinar a Química de forma a despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, sobretudo, desmistificando a Química como algo abstrato e complexo na visão dos alunos. Objetivamos, ainda, trabalhar o conteúdo sobre polímeros de forma a demonstrar sua importância e uso no dia-a dia, e não apenas sua relação com os plásticos. Discutimos nesse trabalho, ainda, a importância do professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos críticos e conscientes para participar da sociedade de forma ativa.
Materia: Polímeros
Ensino de química
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-ago-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mariana da Silva Alves.pdf953.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.