Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/11117
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensino de polímeros nas escolas |
Autor(es)/Inventor(es): | Alves, Mariana da Silva |
Orientador: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
Resumo: | O presente trabalho investiga o quadro atual do ensino de Polímeros no Ensino Médio, bem como propor uma sequência de atividades didáticas sobre o tema, que é pouco discutido em sala de aula devido, principalmente, à falta de tempo no ano letivo, já que sua apresentação é prevista, no Currículo Básico de Química do Estado do Rio de Janeiro, no 4° bimestre do 3° ano. Seguindo as teorias de Paulo Freire, Vygotsky e Bachelard, discutimos como podemos, enquanto professores, ensinar a Química de forma a despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, sobretudo, desmistificando a Química como algo abstrato e complexo na visão dos alunos. Objetivamos, ainda, trabalhar o conteúdo sobre polímeros de forma a demonstrar sua importância e uso no dia-a dia, e não apenas sua relação com os plásticos. Discutimos nesse trabalho, ainda, a importância do professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos críticos e conscientes para participar da sociedade de forma ativa. |
Palavras-chave: | Polímeros Ensino de química |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Ago-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana da Silva Alves.pdf | 953.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.