Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11176
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A regulação do video por demanda e as cotas para obras audiovisuais nacionais no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Stopazzolli, Leda
Orientador: Assafim, João Marcelo de Lima
Resumo: As inovações tecnológicas da banda larga e das mídias digitais de alta compressão tornaram possível o surgimento de uma nova forma de consumo de obras audiovisuais, o Vídeo por Demanda. Esse mercado vem substituindo e complementando principalmente a Televisão por assinatura. A política de cota de conteúdo de obras nacionais e nacionais independentes passa a ser adotada na Televisão por Assinatura com a Lei 12.485/11, levando a um crescimento do setor de produção nacional independente. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento de quatro Ações Direta de Inconstitucionalidade que questionavam as cotas, decidiu por sua constitucionalidade, por serem a expressão dos princípios constitucionais da valorização da cultura, da identidade nacional e da promoção da produção audiovisual nacional, o que justificaria a restrição do princípio da livre iniciativa. Além disso, considerou legítima a reserva de mercado diante da concentração dos produtos estrangeiros, que concorrem em ampla vantagem com o conteúdo nacional. Considerando a dominação histórica do produto audiovisual estrangeiro nos diversos segmentos de mercado audiovisual, será analisado se a política de cota de conteúdo nacional deve ser exigível para o segmento de Vídeo por Demanda.
Palavras-chave: Mercado Audiovisual
Cota de conteúdo nacional
Regulação
Vídeo por Demanda
Audiovisual Market
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: STOPAZZOLLI, Leda. A regulação do video por demanda e as cotas para obras audiovisuais nacionais no Brasil. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LStopazzolli.pdf460.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.