Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1175
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Beleza consumidor e mídia: um estudo de caso da campanha Dove pela Real Beleza
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Mariana Kohnert
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Análise da representação de beleza na mídia, especificamente nas peças publicitárias, a partir do estudo de caso da campanha Dove pela Real Beleza. O padrão de beleza presente nas campanhas publicitárias se baseia, tradicionalmente, em características intangíveis para as consumidoras efetivas dos produtos anunciados. A fascinação causada pela presença desse padrão é, aos poucos, substituída pela dúvida e insatisfação das consumidoras com a promessa não cumprida. O questionamento desses modelos representados nas campanhas publicitárias e da imposição dos padrões de beleza além do alcançável por parte das próprias consumidoras é cada vez mais freqüente. Em resposta a isso, e no sentido contrário ao das campanhas mainstream, a marca Dove sofre um reposicionamento, assumindo também uma postura questionadora. Essa postura e suas conseqüências são analisadas, do ponto de vista do branding, em contraposição às campanhas publicitárias de produtos concorrentes que utilizam modelos de beleza intangível, de imagem muitas vezes virtualmente manipulada, e promessas dificilmente cumpridas pelo produto. Em suma, utilizam-se da ilusão causada pela imagem, da aparência.
Palavras-chave: Branding
Consumidor
Campanha publicitária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEDEIROS, Mariana Kohnert. Beleza, consumidor e mídia: um estudo de caso da campanha Dove pela Real Beleza. Rio de Janeiro, 2007. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMedeiros.pdf785.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.