Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1211
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel do jornal de papel: influência do boom de novas mídias digitais no consumo publicitário de jornal impresso no século XXI
Author(s)/Inventor(s): Borsani, Isabela Maria de Oliveira
Advisor: Barros, Sebastião Amoêdo de
Abstract: A partir do começo do século XXI, as mudanças nos hábitos de consumo têm sido intensificadas pelos novos modelos digitais de comunicação. O jornal impresso, que, ao longo da evolução dos media, sofre várias reformulações para manter sua posição no mercado frente ao surgimento dos meios eletrônicos, hoje, encara a ameaça digital, que não só configura uma revolução tecnológica, mas também cultural. Com base em um panorama que reflete uma queda de participação de mercado da mídia jornal no investimento publicitário do Brasil, este estudo visa averiguar qual o papel do jornal impresso numa época que prima pela instantaneidade de suas relações. Paralelo a isso, também é considerada a contribuição de uma modernização brasileira excludente para as transformações do jornal de papel.
Keywords: Cultura de convergencia
Impresso
Digital
Renovação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Nov-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BORSANI, I. M. de O. O papel do jornal de papel; influência do boom de novas mídias digitais no consumo publicitário de jornal impresso no século XXI. 2007. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1211
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IBorsani.pdf639,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.