Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1211
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel do jornal de papel: influência do boom de novas mídias digitais no consumo publicitário de jornal impresso no século XXI
Autor(es)/Inventor(es): Borsani, Isabela Maria de Oliveira
Orientador: Barros, Sebastião Amoêdo de
Resumo: A partir do começo do século XXI, as mudanças nos hábitos de consumo têm sido intensificadas pelos novos modelos digitais de comunicação. O jornal impresso, que, ao longo da evolução dos media, sofre várias reformulações para manter sua posição no mercado frente ao surgimento dos meios eletrônicos, hoje, encara a ameaça digital, que não só configura uma revolução tecnológica, mas também cultural. Com base em um panorama que reflete uma queda de participação de mercado da mídia jornal no investimento publicitário do Brasil, este estudo visa averiguar qual o papel do jornal impresso numa época que prima pela instantaneidade de suas relações. Paralelo a isso, também é considerada a contribuição de uma modernização brasileira excludente para as transformações do jornal de papel.
Palavras-chave: Cultura de convergencia
Impresso
Digital
Renovação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Nov-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BORSANI, I. M. de O. O papel do jornal de papel; influência do boom de novas mídias digitais no consumo publicitário de jornal impresso no século XXI. 2007. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBorsani.pdf639.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.