Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12129
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O impacto da desvinculação de receitas da União no orçamento público: prós e contras aplicáveis às políticas públicas
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Henrique Cândido Evangelista da
Tutor: Curi, Bruno Maurício Macedo
Resumen: O presente trabalho pretende analisar o instituto da Desvinculação de Receitas da União. Para tanto, inicia o estudo a partir dos mecanismos que antecederam a atual previsão do art. 76, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e as alterações legislativas promovidas ao longo de vinte e cinco anos. Tendo por base as doutrinas de Direito Tributário e Financeiro, são apresentadas as principais características do Orçamento Público brasileiro, seus aspectos constitucionais, divisão tripartite e funções conferidas pela Lei Maior. Em seguida, são avaliados os fatores positivos e negativos da DRU, no âmbito da teoria constitucional que inspirou a elaboração da Carta Cidadã de 1988, especialmente quanto ao seu caráter dirigente de efetivação de direitos sociais, mediante a implementação de políticas públicas. A fim de desenvolver mais detidamente o impacto da Desvinculação de Receitas da União em certas áreas, busca-se conferir as consequências trazidas para a educação, seguridade social, política financeira e para o federalismo fiscal instituído pela Magna Carta. A pesquisa se pauta na literatura especializada, em análise de gráficos de gastos governamentais e nos comandos legais da CRFB/88 e da legislação infraconstitucional.
Materia: Desvinculação de Receitas da União
Orçamento Público
Direitos Fundamentais
Federalismo Fiscal
Seguridade Social
Políticas Públicas
Untying of Union Revenue
Public Budget
Fundamental rights
Fiscal Federalism
Social Security
Public Policie
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Henrique Cândido Evangelista da. O impacto da desvinculação de receitas da União no orçamento público: prós e contras aplicáveis às políticas públicas. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HCESilva.pdf423.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.