Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12594
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista |
Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues, Isabel Sousa |
Tutor: | Kelman, Celeste Azulay |
Resumen: | O presente trabalho baseou-se em relatos de professores que participaram do curso de formação docente continuada, intitulado “A diversidade em sala de aula – desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão” que foi realizado nos anos de 2016 e 2017, promovido pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), vinculado ao Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE). Os grupos de professores participantes eram diferentes em ambos os anos. E a fim de unir temas como: inclusão (foco principal dos cursos de formação continuada, que por sua vez, tinha como principal aporte teórico metodológico o “Index para a Inclusão” de Booth e Ainscow (2011)) e o transtorno do espectro autista (TEA), foram realizados questionários com os professores participantes do curso, com intuito de investigar e posteriormente analisar quais foram as experiências que tais professores tiveram com alunos com TEA no ambiente escolar. Além dos questionários, as transcrições em vídeos e áudios dos encontros de ambos os anos, também foram utilizadas como fonte de dados desta pesquisa, que adotou como metodologia a pesquisa exploratória (GIL, 2008). Após a coleta dos dados, foram criadas e analisadas as categorias a partir das falas dos professores participantes dessa pesquisa, que foram coletadas por meio dos instrumentos citados anteriormente (questionários e transcrições). Um total de cinco categorias foram elaboradas, sendo elas: comunicação (linguagem verbal e não verbal), interação social, comportamentos, inclusão e relação família-escola. Todas essas categorias foram melhor analisadas e ilustradas com falas desses professores a respeito de cada uma delas, compartilhando suas vivências com alunos com TEA. |
Materia: | Inclusão escolar Autismo Transtornos do espectro autista Formação de professores Educação especial Formação continuada |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | RODRIGUES, Isabel Sousa. Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRodrigues.pdf | 680.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.