Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12594
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista |
Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues, Isabel Sousa |
Orientador: | Kelman, Celeste Azulay |
Resumo: | O presente trabalho baseou-se em relatos de professores que participaram do curso de formação docente continuada, intitulado “A diversidade em sala de aula – desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão” que foi realizado nos anos de 2016 e 2017, promovido pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), vinculado ao Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE). Os grupos de professores participantes eram diferentes em ambos os anos. E a fim de unir temas como: inclusão (foco principal dos cursos de formação continuada, que por sua vez, tinha como principal aporte teórico metodológico o “Index para a Inclusão” de Booth e Ainscow (2011)) e o transtorno do espectro autista (TEA), foram realizados questionários com os professores participantes do curso, com intuito de investigar e posteriormente analisar quais foram as experiências que tais professores tiveram com alunos com TEA no ambiente escolar. Além dos questionários, as transcrições em vídeos e áudios dos encontros de ambos os anos, também foram utilizadas como fonte de dados desta pesquisa, que adotou como metodologia a pesquisa exploratória (GIL, 2008). Após a coleta dos dados, foram criadas e analisadas as categorias a partir das falas dos professores participantes dessa pesquisa, que foram coletadas por meio dos instrumentos citados anteriormente (questionários e transcrições). Um total de cinco categorias foram elaboradas, sendo elas: comunicação (linguagem verbal e não verbal), interação social, comportamentos, inclusão e relação família-escola. Todas essas categorias foram melhor analisadas e ilustradas com falas desses professores a respeito de cada uma delas, compartilhando suas vivências com alunos com TEA. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Autismo Transtornos do espectro autista Formação de professores Educação especial Formação continuada |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | RODRIGUES, Isabel Sousa. Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRodrigues.pdf | 680.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.