Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12791
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Instagram como ferramenta de influência de consumidores: caso do marketing de marcas de games |
Autor(es)/Inventor(es): | Gutiérrez, Victor Macedo |
Tutor: | Carneiro, Mario Rubens de Oliveira |
Resumen: | O trabalho se trata de uma pesquisa sobre como a presença online na rede social Instagram das marcas de games PlayStation, Xbox e Nintendo se reflete na influência sobre a percepção de marca que consumidores têm sobre elas. Para isso, é feito inicialmente um panorama do mercado de games global e brasileiro, uma análise de cada uma das empresas estudadas, suas trajetórias e sua importância para o mercado de jogos eletrônicos. Além disso, é feita uma contextualização do Instagram e de sua utilização pelo segmento de mercado estudado, e uma exploração do conceito de “percepção de marca”. A etapa prática consiste em uma análise qualitativa de todos os posts feitos durante o mês de setembro de 2019 nos perfis do Instagram da Nintendo, Xbox (nacional e internacional) e PlayStation (nacional e internacional), com o objetivo de elaborar construtos sobre as características de cada uma delas, que são testados com um questionário online composto de perguntas abertas e fechadas. A análise dos resultados obtidos demonstra que todos os construtos são validados na amostra do questionário online. |
Materia: | Jogos eletrônicos Marketing Redes sociais Consumidores Electronic games Social networking Consumers |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
Unidade de producción: | Escola de Comunicação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | GUTIÉRREZ, Victor Macedo. Instagram como ferramenta de influência de consumidores: caso do marketing de marcas de games. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Publicidade |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VGutierrez.pdf | 860.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.