Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12922
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dc.contributor.advisorMoehlecke, Sabrina-
dc.contributor.authorSantos, Pâmella Catharine Louback-
dc.date.accessioned2020-08-14T01:44:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Pâmella Catharine Louback. Educação não formal e o papel do pedagogo no museu. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12922-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectMuseus e escolaspt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.titleEducação não formal e o papel do pedagogo no museupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoA educação não formal se caracteriza principalmente por atribuir o aprendizado à troca de conhecimento entre os indivíduos, através de encontros previamente programados e planejados. Os locais de encontro precisam ter o acesso de todos, geralmente museus, praças, online, etc. Entende-se a educação não formal como um complemento a educação formal ou ensino regular. Este estudo está estruturado da seguinte maneira: no primeiro capítulo reflete-se sobre a educação não formal a partir dos conceitos de três autores, Ivan Illich, Maria da Gloria Gohn e Moacir Gadotti. Illich defende uma sociedade em que a aprendizagem se dê teias de aprendizagens. Gohn define de forma clara conceitos e métodos educacionais, evidenciando a cada ponto os valores sociais impregnados principalmente na educação não-formal. Gadotti atribui ao Movimento das Cidades Educadoras uma educação em espaços que promovam educação, com intencionalidade educativa e um projeto municipal. No segundo capítulo, buscamos compreender o trabalho do pedagogo em museus. Maria Célia T. Moura Santos, nos leva a refletir acerca do relacionamento educacional entre escola e museu através do qual resulta-se maior incentivo a construção do pensamento crítico. Por meio do estudo de Luciana Conrado Martins sobre o trabalho do pedagogo em museus, entende-se que o pedagogo trabalha para a efetiva troca e construção do conhecimento nos museus. Por último, a experiência no Instituto Moreira Salles, através da qual esta pesquisa tornou-se concreta e relevante, ao entender as divisões existentes na estrutura de material humano da instituição, e por meio do qual reafirmei a resposta a questão pela qual iniciei essa pesquisa, “qual o papel do pedagogo no museu?”. A responsabilidade geral pelo educativo dos museus compete ao pedagogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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