Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12922
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação não formal e o papel do pedagogo no museu
Author(s)/Inventor(s): Santos, Pâmella Catharine Louback
Advisor: Moehlecke, Sabrina
Abstract: A educação não formal se caracteriza principalmente por atribuir o aprendizado à troca de conhecimento entre os indivíduos, através de encontros previamente programados e planejados. Os locais de encontro precisam ter o acesso de todos, geralmente museus, praças, online, etc. Entende-se a educação não formal como um complemento a educação formal ou ensino regular. Este estudo está estruturado da seguinte maneira: no primeiro capítulo reflete-se sobre a educação não formal a partir dos conceitos de três autores, Ivan Illich, Maria da Gloria Gohn e Moacir Gadotti. Illich defende uma sociedade em que a aprendizagem se dê teias de aprendizagens. Gohn define de forma clara conceitos e métodos educacionais, evidenciando a cada ponto os valores sociais impregnados principalmente na educação não-formal. Gadotti atribui ao Movimento das Cidades Educadoras uma educação em espaços que promovam educação, com intencionalidade educativa e um projeto municipal. No segundo capítulo, buscamos compreender o trabalho do pedagogo em museus. Maria Célia T. Moura Santos, nos leva a refletir acerca do relacionamento educacional entre escola e museu através do qual resulta-se maior incentivo a construção do pensamento crítico. Por meio do estudo de Luciana Conrado Martins sobre o trabalho do pedagogo em museus, entende-se que o pedagogo trabalha para a efetiva troca e construção do conhecimento nos museus. Por último, a experiência no Instituto Moreira Salles, através da qual esta pesquisa tornou-se concreta e relevante, ao entender as divisões existentes na estrutura de material humano da instituição, e por meio do qual reafirmei a resposta a questão pela qual iniciei essa pesquisa, “qual o papel do pedagogo no museu?”. A responsabilidade geral pelo educativo dos museus compete ao pedagogo.
Keywords: Educação não-formal
Museus e escolas
Pedagogos
Museus
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Pâmella Catharine Louback. Educação não formal e o papel do pedagogo no museu. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSantos.pdf232.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.