Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12922
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação não formal e o papel do pedagogo no museu |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Pâmella Catharine Louback |
Tutor: | Moehlecke, Sabrina |
Resumen: | A educação não formal se caracteriza principalmente por atribuir o aprendizado à troca de conhecimento entre os indivíduos, através de encontros previamente programados e planejados. Os locais de encontro precisam ter o acesso de todos, geralmente museus, praças, online, etc. Entende-se a educação não formal como um complemento a educação formal ou ensino regular. Este estudo está estruturado da seguinte maneira: no primeiro capítulo reflete-se sobre a educação não formal a partir dos conceitos de três autores, Ivan Illich, Maria da Gloria Gohn e Moacir Gadotti. Illich defende uma sociedade em que a aprendizagem se dê teias de aprendizagens. Gohn define de forma clara conceitos e métodos educacionais, evidenciando a cada ponto os valores sociais impregnados principalmente na educação não-formal. Gadotti atribui ao Movimento das Cidades Educadoras uma educação em espaços que promovam educação, com intencionalidade educativa e um projeto municipal. No segundo capítulo, buscamos compreender o trabalho do pedagogo em museus. Maria Célia T. Moura Santos, nos leva a refletir acerca do relacionamento educacional entre escola e museu através do qual resulta-se maior incentivo a construção do pensamento crítico. Por meio do estudo de Luciana Conrado Martins sobre o trabalho do pedagogo em museus, entende-se que o pedagogo trabalha para a efetiva troca e construção do conhecimento nos museus. Por último, a experiência no Instituto Moreira Salles, através da qual esta pesquisa tornou-se concreta e relevante, ao entender as divisões existentes na estrutura de material humano da instituição, e por meio do qual reafirmei a resposta a questão pela qual iniciei essa pesquisa, “qual o papel do pedagogo no museu?”. A responsabilidade geral pelo educativo dos museus compete ao pedagogo. |
Materia: | Educação não-formal Museus e escolas Pedagogos Museus |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SANTOS, Pâmella Catharine Louback. Educação não formal e o papel do pedagogo no museu. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSantos.pdf | 232.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.