Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12922
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação não formal e o papel do pedagogo no museu
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Pâmella Catharine Louback
Orientador: Moehlecke, Sabrina
Resumo: A educação não formal se caracteriza principalmente por atribuir o aprendizado à troca de conhecimento entre os indivíduos, através de encontros previamente programados e planejados. Os locais de encontro precisam ter o acesso de todos, geralmente museus, praças, online, etc. Entende-se a educação não formal como um complemento a educação formal ou ensino regular. Este estudo está estruturado da seguinte maneira: no primeiro capítulo reflete-se sobre a educação não formal a partir dos conceitos de três autores, Ivan Illich, Maria da Gloria Gohn e Moacir Gadotti. Illich defende uma sociedade em que a aprendizagem se dê teias de aprendizagens. Gohn define de forma clara conceitos e métodos educacionais, evidenciando a cada ponto os valores sociais impregnados principalmente na educação não-formal. Gadotti atribui ao Movimento das Cidades Educadoras uma educação em espaços que promovam educação, com intencionalidade educativa e um projeto municipal. No segundo capítulo, buscamos compreender o trabalho do pedagogo em museus. Maria Célia T. Moura Santos, nos leva a refletir acerca do relacionamento educacional entre escola e museu através do qual resulta-se maior incentivo a construção do pensamento crítico. Por meio do estudo de Luciana Conrado Martins sobre o trabalho do pedagogo em museus, entende-se que o pedagogo trabalha para a efetiva troca e construção do conhecimento nos museus. Por último, a experiência no Instituto Moreira Salles, através da qual esta pesquisa tornou-se concreta e relevante, ao entender as divisões existentes na estrutura de material humano da instituição, e por meio do qual reafirmei a resposta a questão pela qual iniciei essa pesquisa, “qual o papel do pedagogo no museu?”. A responsabilidade geral pelo educativo dos museus compete ao pedagogo.
Palavras-chave: Educação não-formal
Museus e escolas
Pedagogos
Museus
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Pâmella Catharine Louback. Educação não formal e o papel do pedagogo no museu. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSantos.pdf232.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.