Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1306
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cupons e ofertas por celular: ajudam ou atrapalham? um estudo exploratório da percepção dos usuários do Oi Clube de Descontos sobre a promoção de vendas no mobile
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Leonardo Freire
Advisor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Abstract: Os dispositivos móveis são extensões dos sentidos humanos para diversas atividades cotidianas, ferramentas que tornam seus donos acessíveis em praticamente qualquer lugar e horário. O tema deste trabalho é o uso de tais aparelhos como plataforma de incentivo às compras, em um cenário de crescimento do comércio eletrônico, crise e grande popularidade dos gadgets. O objetivo será analisar a percepção de usuários de celulares e tablets sobre a promoção de vendas veiculada em canais de mídia mobile, especificamente cupons e ofertas, e a influência da técnica sobre as intenções de compra deles. Para ilustrar o ambiente móvel de cupons e descontos, foi escolhido um serviço de assinatura da operadora Oi, que oferece promoções para mais de dois milhões de usuários diariamente. Para este estudo foi realizada uma revisão da literatura sobre promoção de vendas, mobile marketing, sociedade de redes, investigou-se sobre o funcionamento do Oi Clube de Descontos e seu mercado, e em seguida realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa com assinantes do serviço. Analisando os resultados, foi possível perceber a visão positiva em relação aos cupons de desconto e o grande interesse em usá-los, por mais que ainda falte instrução. Por outro lado, notou-se percepção negativa sobre comunicações por mídia mobile, em geral pela sua alta frequência, abordagem em horários indesejados e conteúdo irrelevante.
Keywords: Promoção
Vendas
Comportamento do consumidor
Mídia eletrônica
Celular
Desconto
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Leonardo Freire. Cupons e ofertas por celular: ajudam ou atrapalham? um estudo exploratório da percepção dos usuários do Oi Clube de Descontos sobre promoção de vendas no mobile. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFMoreira.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.