Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1306
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cupons e ofertas por celular: ajudam ou atrapalham? um estudo exploratório da percepção dos usuários do Oi Clube de Descontos sobre a promoção de vendas no mobile
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Leonardo Freire
Tutor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Resumen: Os dispositivos móveis são extensões dos sentidos humanos para diversas atividades cotidianas, ferramentas que tornam seus donos acessíveis em praticamente qualquer lugar e horário. O tema deste trabalho é o uso de tais aparelhos como plataforma de incentivo às compras, em um cenário de crescimento do comércio eletrônico, crise e grande popularidade dos gadgets. O objetivo será analisar a percepção de usuários de celulares e tablets sobre a promoção de vendas veiculada em canais de mídia mobile, especificamente cupons e ofertas, e a influência da técnica sobre as intenções de compra deles. Para ilustrar o ambiente móvel de cupons e descontos, foi escolhido um serviço de assinatura da operadora Oi, que oferece promoções para mais de dois milhões de usuários diariamente. Para este estudo foi realizada uma revisão da literatura sobre promoção de vendas, mobile marketing, sociedade de redes, investigou-se sobre o funcionamento do Oi Clube de Descontos e seu mercado, e em seguida realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa com assinantes do serviço. Analisando os resultados, foi possível perceber a visão positiva em relação aos cupons de desconto e o grande interesse em usá-los, por mais que ainda falte instrução. Por outro lado, notou-se percepção negativa sobre comunicações por mídia mobile, em geral pela sua alta frequência, abordagem em horários indesejados e conteúdo irrelevante.
Materia: Promoção
Vendas
Comportamento do consumidor
Mídia eletrônica
Celular
Desconto
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOREIRA, Leonardo Freire. Cupons e ofertas por celular: ajudam ou atrapalham? um estudo exploratório da percepção dos usuários do Oi Clube de Descontos sobre promoção de vendas no mobile. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LFMoreira.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.