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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Consumo de refrigerantes premium e “Tubaínas”: um estudo sobre a percepção de preço
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Amanda Colmenero
Tutor: Ferreira, Daniela Abrantes
Resumen: Consumir, ato tão intrínseco a um individuo, mas onde muitas vezes não se percebe suas razões. O consumo se tornou uma das formas mais autênticas de expressão social. É através dele que o modelo social atual cria nichos e define pessoas. Para a sociologia, o consumo exerce um papel muito importante na formação da identidade do indivíduo (BARBOSA, 2006), uma vez que o ajuda a conhecer a si próprio, através de seus gostos, afinidades e comportamentos de compra. Separar o indivíduo de seus hábitos de consumo virou uma tarefa árdua na sociedade atual uma vez que todos dependem do consumo para sobreviver. A ida ao supermercado é a forma de subsistência do ser humano morador de cidades urbanas. Pescar, plantar e caçar, hoje são sinônimos de lazer quando realizados. Para sobreviver e garantir o ciclo biológico - nascer, crescer, se reproduzir e morrer - o homem necessita consumir diversos tipos de bens, porém, as suas necessidades tem sido mais complexas que apenas se alimentar. São dessas necessidades que surge o complexo ato de consumir e escolher uma marca, e que tanto tem mexido com a cabeça dos profissionais de marketing. Em meio a diversas necessidades humanas, o refrigerante cumpre o seu papel de bem de consumo que, além de matar a sede, adiciona sabor ao dia a dia do consumidor e pode até ser sinônimo de status social. Dentro desse contexto, esse produto possui um processo decisório de compra específico. A necessidade básica de matar a sede poderia ser satisfeita por uma água, mas o produto agrega um valor com a experiência do gás, do sabor, da embalagem e da marca. Esse valor é criado pelos profissionais de marketing através de estratégias que tem o intuito de aumentar o consumo desses bens.
Materia: Marketing
Percepção de preços
Mercado de refrigerantes
Comportamento do consumidor
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

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