Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13317
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli | - |
dc.contributor.author | Fraga, Suellen Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T20:42:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | FRAGA, Suellen Cardoso de. Políticas públicas de inclusão social: uma análise do programa INCLUIR na UFRJ. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13317 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.subject | Projeto INCLUIR | pt_BR |
dc.subject | Person with disability | pt_BR |
dc.subject | Right to education | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject | Equality | pt_BR |
dc.subject | Project INCLUIR | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de inclusão social: uma análise do programa INCLUIR na UFRJ. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8520406366813912 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Inclusiva se apresenta num movimento mundial de inclusão social, na medida em que possibilita o acesso de todos aos espaços e ambientes, sejam eles públicos ou privados. O direito à educação, foi abordado historicamente desde a Constituição de 1824; na Carta de 1988, esse direito foi elevado à fundamental social. Mesmo havendo diplomas legais que visem o tratamento da Pessoa com Deficiência no ensino, nota-se que seu desenvolvimento ainda caminha a passos curtos. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146 de 2015), é o resultado de uma luta histórica pela busca da dignidade da pessoa humana, respeito à diversidade, pluralismo, não discriminação, independência, autonomia, acesso e inclusão social, trazendo no âmbito da educação, o asseguramento dos direitos a um ensino que possibilite a pessoa com deficiência aprender e desenvolver suas capacidades em igualdade de oportunidades. O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir dessa evolução histórica, a inserção da pessoa com deficiência no ensino superior. Para tanto, tem-se como parâmetro a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que participa do Programa Incluir, um programa do governo que visa fomentar ações para efetivo acesso das pessoas com deficiência no ensino superior. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica e análise documental, de maneira a compreender o contexto histórico em que o direito à educação foi de fato estendido às pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SCFraga.pdf | 458.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.